HISTÓRIA DO VINHO CHILENO


A história do vinho chileno remonta ao período das colonizações, pois foram os missionários espanhóis que trouxeram as primeiras mudas de uva para o país em torno de 1550. A príncipio, as uvas trazidas eram das variedades Pais e Moscatel (essa última cultivada até hoje na região).
No princípio a produção era de vinhos rústicos, de baixa qualidade e na sua grande maioria eram adocicados e por vezes fermentados para ficarem doces.
Esse panorama persistiu no Chile por séculos, até que, com a independência chilena, e com o aumento da classe burguesa européia, no início do século XIX, começou uma revolução na vinicultura chilena, pois a importação de varietais franceses começou a acontecer, e assim o Chile começou a receber mudas das principais variedade de Bordeau como Cabernet, Merlot, Carmenére, etc.
Na segunda metade do século XIX, a filoxera dizimou os vinhedos franceses e por volta de 1900, devido a sua privilegiada geografia, o Chile teve altos rendimentos dessas variedades,que foi utilizada para a confecção de vinhos para consumo interno.
Passando por problemas políticos e econômicos no século XX, a indústria vinícola sofreu com a ditadura militar de Augusto Pinochet e com a guerra civil desencadeada após a sua saída do poder, restabelecendo suas condições somente meados da década de 80.
Com a estabilidade e a democracia vingando no Chile, a indústria mundial de vinhos voltou seus olhos para este pequeno pedaço de terra encravado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Investimentos pesados de grandes corporações, investidores e famosos produtores europeus, principalmente fizeram com que o "Varietal Chileno" ficasse conhecido da noite para o dia mundialmente.
Dessa leva, 25 mil acres de variedades com alto rendimento, principalmente de Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay, forma instalados entre 1987 e 1993. Jovens enólogos forma formados na Universidade de Santiago, mas mesmo assim, respeitados winemakers invadiram o Chile.  
Resultado: O Chile ficou conhecido como o país que produz vinhos varietais baratos e deliciosos, prontos para beber, o que gerou uma febre de consumo mundial e a adaptação de países tradicionais.

Nenhum comentário: